A Gazeta - Saiba como funcionam as câmeras individuais usadas pela PM da região
Geral

Matheus Müller / Jornal A Gazeta

Equipamento deve ser acionado sempre que for atendida alguma ocorrência

TECNOLOGIA

Saiba como funcionam as câmeras individuais usadas pela PM da região

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br | São Bento do Sul

02/09/2019 - 09:21

Desde o início da semana os policiais que atuam no 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) passaram a trabalhar com um novo equipamento tecnológico em seus fardamentos. Eles receberam câmeras individuais, que vão acopladas próximo ao peito, garantindo mais transparência e facilitando o colhimento de provas.

Estão sendo utilizadas 36 câmeras, sendo 20 em São Bento do Sul, 4 em Campo Alegre e 12 em Rio Negrinho. As câmeras são conectadas ao aplicativo PM Mobile, e ao ser designado para uma ocorrência, o policial dá o aceite para ir até o local, momento em que a câmera se liga automaticamente. O policial também pode ligar o equipamento por conta, se assim achar necessário.

Essas imagens não serão transmitidas em tempo real, somente disponibilizadas posteriormente. A câmera tem capacidade de trabalhar em stand by por 16 horas, além de 12 horas de gravação contínua. Ao fim do expediente, a câmera é entregada no batalhão, com as imagens sendo descarregadas e o equipamento carregado para o próximo uso. O aplicativo usado para baixar as imagens não permite nenhum recorte nas imagens ou que elas sejam apagadas.

Inicialmente, as imagens serão usadas mais como provas para o Poder Judiciário e o Ministério Público. Porém, em um futuro próximo, o objetivo é disponibilizar as imagens para mais pessoas, inclusive auxiliando o cidadão em algum processo em que o material ajude a comprovar o seu direito. Além disso, a PM pretende usar as gravações internamente, para avaliar o atendimento e refletir sobre as práticas policiais.

Confira mais informações sobre o equipamento no jornal impresso desse fim de semana (31).

Leia mais