“Pessoal, sou eu de novo”. É com esse bordão que o rio-negrinhense Eloi Olsen, de 49 anos, tem feito sucesso na internet. Ele, que é entalhador, começou postando fotos do seu trabalho no Facebook, seguindo para o vídeos em plataformas como Kwai, Tik Tok e Instagram. Hoje, ele já soma quase 90 mil seguidores no Instagram, 200 mil no Tik Tok e vídeos com mais de três milhões de visualizações.
Nos fundos de sua casa, Eloi tem um rancho onde a criatividade acontece. Em uma bancada improvisada com os materiais necessários, ele transforma pedaços de madeira em arte. “Uso cambará, pinus, caxeta. Tudo o que conseguir achar. Cada madeira tem um tipo de peça. O que vai pra queima nas serrarias eu transformo em arte”, comentou. Além das peças em madeira, é comum ver flores, escorpiões e outras figuras entalhadas em nó de pinho.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
Peças únicas
A paixão pela arte do entalhe vem de tempos, quando em 1988 aprendeu o ofício e começou a trabalhar com fábricas de móveis. “As esculturas comecei em 1999. Fazia beija-flor em nó de pinho. O entalhado é diferente nos móveis do que nas peças, é coisa de linha, tudo igual. Essas esculturas são peças únicas”, disse.
Ele conta que aprendeu o entalhe artístico sozinho, com testes em seu ateliê. “Fui aprendendo sozinho. Os móveis a gente aprende com alguém, com entalhadores que já morreram. Aí saí dos móveis e fui pra escultura, fui pesquisando. Comecei com o Cristo, aí fiz um gavião. Ali que comecei, saí do entalhado de linha de móveis e fui pra escultura. Hoje faço um pouco dos dois, mas mais as esculturas”, explica.
- Telegram: Receba notícias no Canal de A Gazeta.
Sucesso na internet
Eloi conta que é fã da cantora Paula Fernandes e que foi o irmão dela quem o orientou a postar vídeos na internet. “Eu seguia a Paula Fernandes aí falei com o irmão dela. Ele que disse pra eu postar o vídeo no Kwai. Sou fã dela, acho legal a música e a arte dela, me deixa forte. Aí meu piá me explicou do Kwai. Comecei assistir e dar risada, aí comecei os primeiros vídeos lá”, disse.
O sucesso é tanto que muitos seguidores pedem por suas peças. “Já vendi pra Florianópolis, Minas Gerais. Tem peças que não quero vender. Tem uma moça de Manaus que quer uma colher, passou endereço e tudo. Vou dar uma ajeitada e não sei se vou vender”, citou. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o trabalho de Olsen e suas peças, pode segui-lo no Instagram ou Tik Tok pelo @eloiolsen.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕