Política

21/11/2020 10:25

LEGISLATIVO

Vereadoras eleitas já se preparam para mandato na Câmara de São Bento

ELVIS LOZEIKO / JORNAL A GAZETA

Zuleica, Carla e Terezinha assumem em janeiro

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

O empoderamento feminino, uma realidade cada vez maior em diferentes setores da sociedade, também estará presente na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul a partir de 2021. Dentre os dez vereadores escolhidos pelo voto dos eleitores são-bentenses no último domingo (15), três são mulheres: Zuleica Voltolini (PP), Terezinha Dybas (PSDB) e Carla Hofmann (PSD). Clique aqui para ver quantos votos cada uma ganhou.

Passadas as comemorações iniciais, as vereadoras eleitas já se prepararam para o mandato. As três afirmaram, no plenário da Câmara, em entrevista para A Gazeta, que não vão assumir cargos na Prefeitura, sejam por uma questão partidária mais óbvia, caso das oposicionistas Carla e Zuleica, seja a própria governista Terezinha, que é do mesmo partido do prefeito eleito, Antônio Tomazini (PSDB).

“Temos a responsabilidade de resgatar a credibilidade da política”, disse Terezinha. “Queremos mostrar a capacidade feminina, com um olhar diferenciado”, declarou. “São Bento do Sul é uma cidade maior do que qualquer partido, pois temos que pensar no bem comum”, registrou Zuleica.

Terezinha citou inclusive a intenção de criar uma espécie de “conselho comunitário consultivo” para ouvir a comunidade, e mesmo para desmistificar as atribuições da Câmara de Vereadores, já que muitas pessoas confundem as funções dos parlamentares.

Carla ressaltou que, conforme suas prerrogativas, pretende dar atenção aos bairros, via associações de moradores. “Precisamos de um relacionamento mais estreito com a população”, definiu, citando a possível criação de um gabinete móvel para tanto. “A bandeira feminina, claro, nos interessa”, comentou a vereadora eleita, explicando que, quando se atende reivindicações das mulheres, muitas vezes atende-se à estrutura familiar como um todo.

Leia a entrevista completa com as vereadoras no jornal impresso deste fim de semana.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.