Geral

16/10/2020 18:46

FERIADO DE FINADOS

Uso de lava jato só a partir de segunda-feira nos cemitérios de Rio Negrinho

CHRISTIAN HACKE / JORNAL A GAZETA

Uso de lava jatos está permitido até o dia 29

Christian Hacke - christian@gazetasbs.com.br

Rio Negrinho

Com a aproximação do Feriado de Finados, celebrado no próximo dia 2 de novembro, familiares já começam a preparação para a tradicional limpeza dos túmulos e jazigos. Em Rio Negrinho, na segunda-feira inicia o prazo para quem optar pelo uso das lavadoras de alta pressão, também chamadas de wap. O equipamento poderá ser usado nos cemitérios até o dia 29 deste mês. Depois dessa data, serão permitidas apenas limpezas manuais. 

Gilson Maas, coordenador de cemitérios de Rio Negrinho, explica que a lavação com a wap é mais utilizada no Cemitério Municipal, no Centro. "Mais especificamente no cemitério do centro, onde a gente faz a preparação da lavação dos túmulos. A partir do dia 19 até dia 29. As famílias podem lavar com wap até dia 29, aí depois pode ser lavado, mas manual, senão os resíduos acabam comprometendo dos vizinhos que já lavaram. Aqui o pessoal traz esponja, detergente, um balde. É pequeno, rápido de lavar", disse, citando o cemitério Jardim Parque da Colina.

O coordenador citou também a questão dos prestadores de serviço, que se cadastram junto a Prefeitura para as lavações, sendo contratados pelas famílias posteriormente. "Um requerimento é feito na secretaria da capela no Parque da Colina. Já um tradição todo ano nessa época, as famílias contratam essas pessoas e essas pessoas fazem o requerimento, pagam a taxa e as pessoas decidem quanto tempo querem trabalhar lá. São terceirizados, tem um protocolo, uma taxa a pagar de 2 UFRM por dia", disse.

Hoje a UFRM de Rio Negrinho está cotada em R$ 12,06. "Tem que estar cadastrado, faz o requerimento aqui e encaminho pro protocolo da Prefeitura", completou Maas.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.