Geral

12/02/2020 11:04

OBRAS DE ESGOTO

Tubulação está na reta final, mas reparos no asfalto e calçadas seguem até abril

ELVIS LOZEIKO / JORNAL A GAZETA

Máquinas e operários concentram-se na Rua Jorge Lacerda

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

A implantação dos 44,7 quilômetros de tubos de esgoto nas sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento está na reta final. De acordo com o diretor técnico do Samae, Luis Sérgio Ferreira, se não houver nenhum problema de última hora, até sexta-feira (14) esta fase das obras será concluída. A última frente de trabalho encontra-se na Rua Jorge Lacerda, no Centro, entre a Relojoaria Scheide e o Supermercado Germânia, em frente à Prefeitura.

Segundo Luis, após a colocação da tubulação, um último detalhe vai exigir grande mobilização na via central: a perfuração das três camadas da galeria sobre o rio São Bento, para conexão da rede à estação elevatória central, construída ao lado do estacionamento da Droga Raia (antiga RH Brasil). Essa intervenção, conforme o diretor do Samae, será feita provavelmente na semana que vem.

Esta estação elevatória será responsável pelo recebimento do esgoto de pontos mais altos do Centro, encaminhando-o, via linha de pressão, até a Avenida Argolo, mais especificamente até os arredores do Lojão Beber. Em seguida, por gravidade, o esgoto vai seguir até estações situadas nas proximidades da Bentauto, na Rua Antônio Kaesemodel, e no Moinho Oxford, na Rua Francisco Pfeifer. Finalmente, os resíduos vão ser encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Cruzeiro.

O fim de tudo

Com a conclusão destes trabalhos, ainda serão necessárias ações como instalações elétricas das próprias estações elevatórias, o remendo da pavimentação asfáltica e a substituição de calçadas, por exemplo. Atualizando o cronograma das obras, o diretor técnico explica que serão necessários mais 60 dias até que todos os trabalhos sejam finalizados. O Samae inclusive já firmou aditivo ao contrato com o governo federal até maio – originalmente, a previsão apontava para a conclusão até janeiro. Somente com o término das obras é que iniciarão as tratativas para ligação das unidades consumidoras à rede.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.