Política

03/04/2019 08:23

PANORAMA POLÍTICO

Tomazini desabafa sobre polêmica envolvendo médicos de São Bento

Alexandre Carvalho / Jornal A Gazeta / Arquivo

Médico acredita em perseguição política dentro da Prefeitura

Da redação - editoria@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

O médico Antônio Tomazini conversou terça-feira (2) com A Gazeta sobre a liminar que recebeu na Justiça em primeira instância, garantindo que seja atendido seu pedido de aposentadoria por parte da Prefeitura. Ele estava há mais de um ano impedido de se aposentar por conta de um processo administrativo movido contra ele e outros 31 profissionais da área médica por suposto não-cumprimento da carga horária para a qual prestou concurso público.

Tomazini classifica os processos e investigações contra a classe médica como “truculência gigantesca e desnecessária”. Segundo ele, um acordo firmado em 2010 com os médicos, permitindo a flexibilização dos horários e atendimentos não estaria sendo respeitado pela atual gestão. “Inclusive o Magno (Bollmann) era o prefeito”, disse. A ata do acordo citado pelo médico foi tema de várias discussões que ocorreram após a prisão de dois médicos e um dentista, no ano passado.

Tomazini segue batendo na tecla de que a investigação contra ele e outros médicos tem motivação política, pois nada disso seria necessário se a Prefeitura tivesse usado do diálogo e seguido aquilo que havia sido acordado ainda na primeira gestão de Bollmann. “Agora os médicos estão cumprindo rigorosamente seus horários, mas muitos diminuíram sua carga-horária e quem está pagando com isso é a população, pois as consultas disponíveis na Secretaria de Saúde diminuíram, e muito”, disse.

Veja mais detalhes sobre o que ele disse na coluna Panorama Político,
publicada no jornal impresso desta quarta-feira (3).

Comentários

Tomazini desabafa sobre polêmica envolvendo médicos de São Bento- Uma consideração a respeito. Um artigo do jornal com o secretário municipal da Saúde indica a data de 2007 relacionada com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC.) : - “ Ele- Sr Manoel Del Olmo - citou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto em 2007, que estipulou o cumprimento integral da carga horária por médicos…” (1) O “ Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) - é um acordo com compromissos que devem ser cumpridos pela parte que cometeu alguma irregularidade ou dano. Evita uma demanda judicial, tornando mais rápida a busca de soluções. Se não for cumprido, pode da r inicio a uma ação judicial de execução. Precisa determinar o fim ou alteração de uma situação irregular. Quando a situação gerou algum dano, o TAC precisa prever uma forma de o responsável repará-lo ou de compensá-lo, sempre em benefício da sociedade (4) Na matéria “ Tomazini desabafa sobre polêmica envolvendo médicos de São Bento “, há a informação que “ “ Segundo ele, - Sr Tomazini - um acordo firmado em 2010 com os médicos, permitindo a flexibilização dos horários e atendimentos não estaria sendo respeitado pela atual gestão. “Inclusive o Magno (Bollmann) era o prefeito” (2) O período de gestão indicado na matéria é o seguinte: Magno Bollmann 01/01/2009 31/12/2012 Fernando Tureck 01/01/2013 31/12/2016 (3) As datas a partir de 2007 sugerem que o cumprimento do TAC determinaria o fim ou alteração de uma situação irregular. Em 01 de março de 2012, MAGNO BOLLMANN assina o Decreto 1018 o qual “ CRIA COMISSÃO DE ESTUDOS DA NOVA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS . A avaliação do desempenho seria um instrumento de importância para cumprir o TAC. No texto indicado em (5) há a informação que “ Quanto às demais exigências contidas no laudo referente a salubridade, prazos serão solicitados para atender tais exigências “ “ Tomazini segue batendo na tecla de que a investigação contra ele e outros médicos tem motivação política,...” (2). Os exemplos indicados no parágrafo anterior acrescentam, em meu entendimento, que há falhas organizacionais, de planejamento e no processo decisório na prefeitura. (1) http://www.gazetasbs.com.br/site/noticias/defasagem-no-salario-resultou-em-acordo-de-cavalheiros-com-os-medicos-5349 (2) http://www.gazetasbs.com.br/site/noticias/tomazini-desabafa-sobre-polemica-envolvendo-medicos-de-sao-bento-5823 (3) http://www.saobentodosul.sc.gov.br/c/ex-prefeitos#.XMSq5TBKiUk (4) https://www.mpsc.mp.br/atendimento-ao-cidadao/glossario (5) SECRETARIA DE SAÚDE Centro de Atendimento Terapêutico é interditado por problemas estruturais http://www.gazetasbs.com.br/site/noticias/centro-de-atendimento-terapeutico-e-interditado-por-problemas-estruturais-5910 (6) https://leismunicipais.com.br/a/sc/s/sao-bento-do-sul/decreto/2012/102/1018/decreto-n-1018-2012-cria-comissao-de-estudos-da-nova-avaliacao-de-desempenho-dos-servidores-publicos-municipais?q=1018
Paulo A Accorsi de Godoy 30/04/2019 08:22
 
Deixe seu comentário

+ sobre Política

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022