Geral

25/07/2019 10:11

MÃOS À OBRA

São-bentense apaixonado por aviação constrói em casa sua própria aeronave

Layra Olsen / Jornal A Gazeta

Evandro mostra o avanço que já conseguiu no processo de produção

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Desde criança, Evandro Pscheidt cultiva o gosto pela aviação. Antes de fazer o curso para piloto, dedicava-se à prática do aeromodelismo, nas horas vagas. Até que há quatro anos resolveu utilizar a habilidade adquirida com a criação de modelos de pequeno porte para fazer a sua própria aeronave experimental e alçar voos ainda maiores.

O são-bentense comprou uma planta do modelo AC 12 pela internet, diretamente com o engenheiro responsável. O projeto é registrado e documentado, e custou cerca de R$ 1,6 mil. “O valor depende do tamanho do avião. Existem algumas plantas gratuitas, mas essas não têm o acompanhamento do profissional”, conta.

Sempre que Evandro tem uma dúvida, portanto, ele busca a assessoria do engenheiro. De todas as etapas vencidas, que incluem a aquisição da matéria-prima, no caso, a madeira, e os cortes com serra tico-tico, a maior dificuldade esbarrada foi o espaço. “Comecei a construir na garagem. Quando cheguei na parte da asa, tive que fazer um barracão ao lado de casa porque não cabia”, revela.

Por enquanto, Evandro desembolsou cerca de R$ 30 mil. O motor é oriundo de um carro e teve que ser totalmente reformado. Ainda falta finalizar a asa, pintar, colocar bancos e o acrílico. A intenção é concluir a aeronave até julho de 2020. Quando finalizado, um dos engenheiros virá até o município para checar o avião. Após a vistoria, deverá realizar testes de pista no aeroporto de Rio Negrinho.

Confira mais informações sobre o projeto no jornal impresso desta quinta-feira (25).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.