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07/02/2019 11:47

CONTA DE LUZ

Saiba o que fazer quando se sentir prejudicado pela fatura de energia

Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta

Profissionais da Celesc se encontraram com diretora do Procon nesta semana

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Reunião entre representantes da Celesc Distribuição – Agência Regional de São Bento do Sul e do Departamento de Defesa do Consumidor (Procon) de São Bento do Sul, nesta semana, tratou das faturas da energia elétrica e dos procedimentos que devem ser tomados por quem eventualmente se sentir prejudicado com o valor a pagar. 

Seja na própria Celesc ou no Procon, o número de consumidores que têm feito reclamações é baixo, diferentemente do que ocorre em outras regiões catarinense, principalmente no litoral. 

Um dos principais itens que podem influenciar no valor final são os tributos, já que pode haver variação mensal, dependendo do caso. Outra situação que pode influenciar no valor da tarifa é uma quantidade diferente de pessoas em uma residência, como às vezes ocorre em períodos de férias, por exemplo. Nesse caso, naturalmente aumenta o número de banhos, de aparelhos televisores ligados, etc.

 

Passo a passo

• O consumidor deve, primeiramente, procurar o autoatendimento da Celesc (telefone gratuito 0800-48-0120) ou, então, acessar o site www.celesc.com.br, link "Atendimento online";

• Se não estiver satisfeito, deve procurar pessoalmente a agência regional, já com o número da unidade consumidora em mãos;

• Permanecendo insatisfeito com os esclarecimentos, pode solicitar a aferição do medidor diretamente à Celesc;

• Se ainda assim não estiver de acordo, pode solicitar a aferição ao Inmetro;

• Caso entenda que todos esses procedimentos não foram suficientes, o consumidor deve, então, dirigir-se ao Procon;

• Ou, em últimos casos, procurar o Ministério Público ou a Justiça.

Contatos
A agência regional da Celesc fica na Avenida Nereu Ramos, Centro de São Bento do Sul, proximidades do Supermercado União. O atendimento presencial é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone 0800-48-0120. Já o Procon está localizado na Rua João Kiem, ao lado da Milium, também no Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 10 às 16 horas. O telefone é o 3634-1001. 

Confira mais informações sobre a reunião no jornal impresso desta quinta-feira (7).

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