Geral

29/12/2018 08:50

SERVIÇOS SUSPENSOS

Sagrada Família oferece sobreaviso na cardiologia e neurologia só até fevereiro

Alexandre Carvalho / Arquivo / A Gazeta

Atendimento de emergência ficará sem as especialidades

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

A partir do dia 1° de fevereiro de 2019, o Hospital e Maternidade Sagrada Família não contará mais com o serviço de plantão de sobreaviso das especialidades de clínica neurológica e cardiologia. O valor economizado com a suspensão destes serviços será empregado no plantão 24 horas nas áreas de traumato-ortopedia e anestesiologia, respeitando uma decisão judicial que foi emitida na semana passada.

A decisão se deu após uma longa reunião entre a diretoria do hospital e a Secretaria de Saúde de São Bento do Sul, quando se chegou até esta solução. Assim, já a partir do dia 7 de janeiro, o hospital passará a oferecer plantão presencial 24 horas nas áreas de traumato-ortopedia e anestesiologia.

Esta foi a única saída encontrada pelo município, já que o orçamento do próximo ano já está definido, inclusive tendo sido aprovado pela Câmara de Vereadores. O contrato entre Prefeitura e hospital também havia sido definido, sem citar as duas novas especialidades 24 horas. “Não havia nenhum orçamento definido para acrescentar estes dois profissionais”, comenta o secretário de Saúde, Manuel Del Olmo.

O secretário destaca que os pacientes que forem até o hospital com problemas cardiológicos ou neurológicos seguirão sendo atendidos em caráter de urgência e emergência. “A portaria do Ministério da Saúde permite que clínico geral possa receitar e aplicar medicamentos para estas especialidades”, explica.

Pacientes transferidos
Assim, a partir de fevereiro, os pacientes que necessitarem de atendimento especializado em cardiologia e neurologia serão encaminhados às instituições hospitalares próximas que têm competência para realizar este atendimento. Esta transferência é determinada pela Secretaria de Estado da Saúde, através do setor de regulação de vagas, conforme a disponibilidade de vagas nos hospitais próximos.

Veja mais detalhes sobre a suspensão dos serviços no jornal impresso desta sexta-feira (28).

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022