Geral

Siga-nos nas redes sociais

13/02/2020 14:26

BANCO DE OLHOS

Sagrada Família foi hospital da região que mais fez doações de córneas em janeiro

ALEXANDRE CARVALHO / JORNAL A GAZETA / ARQUIVO

Cinco enfermeiros formam equipe no hospital de São Bento

São Bento do Sul

Em janeiro, o Hospital e Maternidade Sagrada Família foi a instituição credenciada de saúde que mais fez doações de córneas ao Banco de Olhos de Joinville. Foram 7 captações, totalizando 14 globos oculares. O volume representa 30% do total de 23 captações realizadas nos 13 hospitais da região Norte do Estado.

O procedimento de doação é totalmente legal e realizado por uma equipe treinada do Sagrada Família, formada por cinco enfermeiros. “Uma doação pode ajudar até seis pessoas, considerando que o globo ocular possui mais componentes, como córnea, esclera e células-tronco da córnea, que também podem ser utilizadas para fins terapêuticos”, informa a enfermeira Nathália Menegaz, coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

Como doar
Para uma pessoa ser doadora, basta ela conversar com sua família sobre o seu desejo. No Brasil, a doação de fato só acontece com a autorização familiar. “A retirada do globo ocular é realizada de forma muito respeitosa, seguindo apuradas técnicas cirúrgicas que não modificam a aparência do doador”, informa a enfermeira Nathália, destacando: “É um ato humanitário e de amor ao próximo”.

Ranking de captação

Clique para ampliar

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.