Geral

16/10/2020 13:06

SAÚDE

Sábado é dia de vacinar crianças e adolescentes nos postos da região

LAYRA OLSEN / JORNAL A GAZETA

Vacina oral contra poliomielite, a famosa gotinha, está disponível em todas as unidades

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

Região

Todas as unidades de saúde estarão abertas neste sábado (17), das 8 até às 17 horas, para o “Dia D” das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação. A mobilização tem como objetivo reduzir o risco da reintrodução do poliovírus selvagem no país, além de oportunizar o acesso a proteção e, consequentemente, aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas incompletos, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Estão sendo oferecidos vários tipos de vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.

Já o público-alvo da campanha contra a poliomielite são crianças menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP) desde que tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. As menores de 1 ano (de 29 dias até 11 meses), por sua vez, deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP, conforme as indicações do calendário nacional.

Medidas de segurança

Devido a pandemia do novo coronavírus, os postos foram orientados a reforçar as medidas de prevenção em todas as salas de vacinação. Recomenda-se, portanto, que apenas um familiar acompanhe a pessoa que será vacinada. Já quem tiver com suspeita ou confirmação da infecção viral deve adiar a imunização.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.