Geral

09/12/2019 09:11

SAÚDE

Raio-x digital começa a ser utilizado em janeiro pelo Hospital Sagrada Família

Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta

Tecnólogo em radiologia deu detalhes sobre aparelho

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

O Hospital e Maternidade Sagrada Família poderá operar, em breve, um aparelho de raio-x digital, apresentado na manhã de ontem. Segundo o diretor Renato Figueiredo, trata-se de um "equipamento de ponta, simplesmente o há que mais moderno". O aparelho foi adquirido por meio de uma ação desencadeada pelo Lions Clube de São Bento do Sul, que conseguiu junto ao Lions Club International Foundation recursos na ordem de US$ 90 mil.

Com o equipamento, que será utilizado a partir de 1º de janeiro – pois ainda depende de alguns ajustes –, será possível fazer exames com maior qualidade, mais agilidade e custos menores. "Os custos referentes ao equipamento antigo, que é analógico, serão direcionados a outras necessidades do hospital", comentou Figueiredo. Conforme ele, sem o auxílio de clubes de serviço e da comunidade, o Sagrada Família teria inúmeras dificuldades para se manter – ele ainda citou "o apoio e o suporte" da Secretaria Municipal de Saúde.

Responsável pelo setor, o tecnólogo em radiologia Leonardo Araújo Peres explicou que o novo raio-x representará uma agilidade maior aos procedimentos. O atual equipamento em uso, para se ter uma ideia, leva até 10 minutos para disponibilizar as imagens para análise dos médicos. Com o aparelho digital, o tempo vai cair para 10 segundos. "A apresentação é praticamente instantânea", ressaltou. "Até agora, o que tínhamos era um processo bastante artesanal".

O raio-x é utilizado principalmente para checar a integridade da estrutura óssea, ou seja, dos ossos. Contudo, o equipamento também pode ser utilizado para outros exames, relacionados à região do abdome, tais como os que podem detectar a pneumonia, por exemplo. Dependendo dos resultados, os casos são encaminhados para diagnósticos mais profundos, caso dos procedimentos de ultrassonografia.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.