Geral

06/12/2018 15:04

MENOS BUROCRACIA

Quatro mudanças que garantem mais agilidade nos procedimentos do Detran

Arquivo / A Gazeta

Delegado Sobreira explica que o que era feito no cartório pode ser feito na delegacia

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lançou uma portaria há poucos dias para desburocratizar, padronizar e, consequentemente, trazer mais agilidade aos procedimentos. As mudanças estão relacionadas aos documentos de identificação pessoal, comprovante de residência e aos processos que, até então, demandavam reconhecimento de firma e procuração.

Agilidade no processo

• Agora, são válidos todos os tipos de documentos de identificação pessoal emitidos por entidades públicas nos atos realizados pelo Detran. Na cidade, no caso, no Ciretran. “Basta ter assinatura, foto, local, filiação e data de nascimento”, afirma o delegado Regional, Odair Rogério Sobreira Xavier. 

• Outra alteração refere-se à autenticação. Até pouco tempo, para determinados procedimentos, exigia-se a cópia da identidade com autenticação em cartório. “Hoje, o cidadão apresenta o documento original e a cópia e o próprio agente faz a autenticação. Já economiza tempo e dinheiro”, revela.

• Com as novas regras também não são exigidos nos documentos assinados pelo interessado o reconhecimento de firma. A única exceção, segundo Sobreira, envolve o CRV (Certificado de Registro do Veículo), que precisa de reconhecimento por autenticidade do comprador e do devedor conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito.

• Quanto ao comprovante de residência, basta fazer uma auto declaração de endereço e assinar em frente ao agente do Detran. Este registro ainda deve ser acompanhado de um comprovante de logradouro, isto é, um documento mostrando que a residência realmente existe, mesmo que esteja em nome de terceiro.

Confira mais detalhes sobre as mudanças no jornal impresso desta quinta-feira (6).

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022