Geral

07/07/2020 15:24

AUTOCONHECIMENTO

Psicóloga cita dicas de como lidar com o estresse e a ansiedade

REPRODUÇÃO

Problemas foram tema de mentoria virtual promovida pela Acisbs

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona com mais força o debate da saúde mental da população. O assunto foi abordado em mentoria online realizada nesta segunda-feira (6) pela Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), com o tema “Estresse e ansiedade”. A conversa foi comandada pela psicóloga Elisane Cordeiro, que tem formação em terapia relacional sistêmica e experiência na área de recursos humanos.

Elisane explicou que o estresse extrapola a preocupação e causa problemas físicos. Assista abaixo:

Exercícios
A psicóloga explica que existem diversos exercícios que ajudam a controlar a ansiedade e estresse. Um deles é simplesmente respirar fundo. A ação faz mais oxigênio entrar no corpo, mantendo a mente e corpo em proporção e com clareza. “Deve sentar na sua cadeira de uma forma relaxada, fechar os olhos, sorrir, puxar o máximo de ar que puder, soltar, e repetir por um minuto”, detalha.

Outra respiração citada por ela é a diafragmática. Sentado em um local confortável e com as mãos na barriga, você deve inspirar pelo nariz por 4 segundos. Após segurar o ar por 2 segundos, deve soltar pela boca, contando até seis. “Repita a respiração o quanto precisar”, reforça.

Outro exercício tem o foco na realidade, para fazer o cérebro entender que não estamos em perigo. Para isso, você deve olhar em volta e destacar cinco coisas que você vê, quatro que pode tocar, três que pode ouvir, duas que pode cheirar e uma que pode sentir o gosto. “É uma técnica para trabalhar com quem está tendo um ataque de pânico, consegue fazer com que a pessoa saia da crise”, completa.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.