Geral

Siga-nos nas redes sociais

06/02/2020 10:27

REVITALIZAÇÃO

Projeto dá nova cara ao prédio histórico da Central de Atendimento ao Turista

ELVIS LOZEIKO / JORNAL A GAZETA

Centro fica anexo ao Departamento de Turismo

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) estabelece uma série de ações para o setor. Uma delas tem um campo específico voltado ao chamado "turismo inteligente". Nesse sentido, um dos objetivos é promover a revitalização do Centro de Atendimento ao Turista, disponibilizando, além de uma nova estrutura interna, mecanismos tecnológicos para interação de turistas e visitantes – e mesmo para a população local.

O projeto conceitual do prédio, situado na Praça Getúlio Vargas, estabelece a oferta de uma experiência visual, tátil e sonora durante o atendimento. Vale destacar que este é apenas o projeto, e ainda falta a aprovação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), pelo fato do prédio ser histórico, e depois inicia a busca pelo dinheiro para a revitalização, ainda sem uma ideia de valor estimado.

Ao lado do lounge para descanso e espera, por exemplo, está previsto um painel flutuante apresentando fotos de São Bento do Sul. Em uma das laterais do centro de atendimento, que fica no andar térreo do prédio do Departamento Municipal de Turismo, um grande balcão está projetado para abrigar o artesanato típico da cidade, inclusive com imagens da produção local. As imagens, no caso, são portas de correr que guardam, em seu interior, um pequeno estoque dos materiais de divulgação.

Entre as janelas, a ideia é disponibilizar uma grande TV para passar clipes turísticos e uma mesa com o sistema touchscreen (ou seja, com tela sensível ao toque) para acesso a mapas, fotos, vídeos e sites. Também estão previstos dois totens com áudio e vídeo (tablet, TV e fone de ouvido), para que os turistas se cadastrem e acessem informativos, aplicativos, vídeos e até para que possam agendar visitas e reservar restaurantes e hotéis.

O projeto estabelece que o balcão de atendimento será revestido com vidro, com fotos impressas em sua parte superior. Na parte da frente do balcão, está previsto um grande “i” iluminado, símbolo que representa o ponto para se obter informações, reconhecido mundialmente. A parte estética do balcão, segundo o projeto, seguirá as mesmas formas geométricas dos muros da escadaria da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.