Geral

02/12/2019 09:36

EMPREENDEDORISMO

Programa oferece oportunidade para sua ideia virar um negócio inovador

Matheus Müller / Jornal A Gazeta

ITFetep vai desenvolver programa em São Bento

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Estão abertas as inscrições para o Programa Nascer, iniciativa voltada para pessoas físicas que tenham uma ideia e queiram desenvolvê-la para virar um negócio, a partir de uma pré-incubação. O programa é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), com apoio do Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina. A iniciativa será desenvolvida em 15 polos de inovação em todo o Estado, e um deles será a Incubadora Tecnológica da Fundação de Ensino Tecnologia e Pesquisa (ITFetep).

O Programa Nascer é aberto para qualquer pessoa física acima de 18 anos, desde que resida em Santa Catarina. Deve ser formada uma equipe entre três e cinco pessoas para cada ideia, sendo aberto também para universitários que desejam desenvolver algo inovador. A ideia pode ser dentro de qualquer área, mas precisa ter um diferencial de inovação.

As inscrições devem ser realizadas direto no site da Fapesc. No local, também consta o edital com todos os detalhes do programa. Deve ser feito o cadastro da ideia e também da equipe, onde o currículo dos membros será avaliado, assim como o projeto. A segunda etapa é uma entrevista, onde os melhores serão escolhidos. “Serão selecionadas entre 8 e 12 ideias por polo”, detalha a supervisora administrativa da Fetep, Ana Claudia Hirt.

Uma equipe de mentores formada por 10 profissionais vai trabalhar ao longo dos cinco meses de atividade com os selecionados, desenvolvendo ações individuais e por equipe, palestras, workshops, oficinas, entre outros, seguindo uma metodologia da Fapesc. As inscrições vão até o dia 20 de janeiro. A expectativa é de que as atividades da pré-incubadora iniciem já em março, após a seleção dos classificados, que deve ser anunciada em fevereiro.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.