Geral

13/11/2019 08:59

SAÚDE

Primeiro caso suspeito de sarampo é confirmado em Rio Negrinho

Layra Olsen / Jornal A Gazeta / Arquivo

Vacina está disponível de forma gratuita nos postos de saúde

Da redação - editoria@gazetasbs.com.br

Rio Negrinho

A Vigilância Epidemiológica de Rio Negrinho emitiu alerta para o primeiro caso suspeito de sarampo no município, terça-feira (12) pela manhã. Trata-se de um rapaz que apresentou a suspeita. Foi feita a coleta de sangue do paciente e encaminhada para exames para confirmação da doença. A previsão é de que em uma semana o caso seja confirmado ou descartado.

Por conta do caso suspeito, a Prefeitura de Rio Negrinho, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou um procedimento de bloqueio vacinal, que visa vacinar todas as pessoas que tiveram contato com o rapaz nos últimos dias. "Iniciamos imediatamente o procedimento para, em se confirmando o caso, ela não se alastre”, explica a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Liege Severo Corrêa Kruger.

Por conta do caso suspeito, a recomendação é que as pessoas que não tomaram a vacina contra o sarampo procurem a unidade de Saúde mais próxima de sua casa. No Posto Central (Centro Integrado de Saúde), a vacinação ocorre diariamente até às 18h30. “O sarampo é uma doença extremamente grave, ela pode levar a óbito e pode deixar cego. Tem uma série de complicações totalmente evitáveis com uma simples picadinha”, declara a coordenadora.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.