Geral

16/09/2019 10:35

SEGURANÇA PÚBLICA

Primeiro cachorro é treinado para instalação de canil da PM em São Bento

Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta

Cão Baruk está sendo treinado para atuar nas ruas da região

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Como todos os seus pares da raça Pastor-belga-malinois, Baruk é um cachorro que tem vigor, versatilidade e agilidade. Com um ano e meio de idade, suas aptidões naturais estão sendo reforçadas todos os dias para que ele seja incorporado oficialmente aos trabalhos do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Bento do Sul.

O treinamento iniciou há três meses, e inclui atividades relacionadas à guarda e proteção, ao faro de entorpecentes e à busca e captura. Baruk terá, em breve, uma casa própria, ou seja, um canil que será construído aos fundos do batalhão, na Avenida dos Imigrantes.

O comando da corporação trabalha com a expectativa de que no primeiro semestre do ano que vem o cachorro já esteja devidamente acomodado nas instalações, que terão uma área total de 205 metros quadrados. A capacidade será para até três cães policiais, e, se tudo correr conforme o programado, pelo menos mais um deles já estará disponível até a inauguração do canil, que, incluindo materiais e mão de obra, terá investimentos de até R$ 214,8 mil, valor máximo da licitação.

Há toda uma regulamentação para o treinamento do bicho, de propriedade do soldado Vaz. No momento, por exemplo, a capacitação de Baruk é específica para a procura por maconha. Em uma próxima etapa, a cocaína vai entrar em cena. Em ambos os casos, o faro imbatível do cão é direcionado ao odor das drogas, sem que haja contato diretamente com os entorpecentes.

Veja mais informações sobre o treinamento no jornal impresso desta segunda-feira (16).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.