Geral

Siga-nos nas redes sociais

26/03/2020 11:25

CORONAVÍRUS

Primeira vítima de Covid-19 em SC vinha tendo complicações há dois meses

ROBSON VALVERDE / DIVULGAÇÃO

Testes para a doença são feitos em laboratório de Florianópolis

Estadual

O Governo do Estado confirmou na noite desta quarta-feira (25) a primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina. O paciente era um homem de 86 anos, que deu entrada no Hospital Regional de São José no dia 23 de março, conduzido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O quadro clínico inicial era de desconforto respiratório associado à piora do estado de saúde geral.

O paciente vinha apresentando há dois meses uma piora do estado de saúde geral, com inapetência progressiva (recusa à alimentação) e aumento do grau de dependência para realização de tarefas diárias. De acordo com os boletins médicos, ele não tinha histórico de febre e tosse.

As amostras para testagem da Covid-19 foram colhidas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em função da característica do quadro. O teste confirmou a presença de coronavírus. O paciente foi mantido em isolamento respiratório, mas morreu na madrugada de quarta-feira.

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (26) pela manhã, o governador Carlos Moisés (PSL) comentou a ocorrência e reforçou o pedido para que a população fique em casa. "Nosso compromisso aqui é reafirmado em defender a população mais vulnerável. Você que é idoso permaneça em isolamento social. Se cuide, porque o momento é de ficar em casa", disse.

Apenas casos suspeitos

Na última atualização do Estado, eram 122 casos confirmados em Santa Catarina, mas este número já pode ter aumentado. Em relação à região, já são nove casos suspeitos, ainda sem nenhuma confirmação. Trata-se de três em São Bento do Sul, quatro em Rio Negrinho e dois em Piên. Campo Alegre não registrou casos suspeitos.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.