Geral

30/06/2020 08:29

CLIMA & TEMPO

Previsão de rajadas de vento de até 100 km/h e chegada do frio na região

ELVIS LOZEIKO / JORNAL A GAZETA / ARQUIVO

Moletom e jaquetas serão novamente itens "obrigatórios" para sair de casa

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

Região

Por causa de um ciclone extratropical e do avanço de uma massa de ar frio, há possibilidade de temporais e de ventania, nesta terça-feira (30), em todas as regiões de Santa Catarina. Mas, logo na sequência, o tempo vai mudar, e as temperaturas vão cair. De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, a mudança ocorre a partir de quarta-feira (1), quando os termômetros podem chegar a 3ºC em São Bento do Sul e municípios vizinhos.

A Defesa Civil inclusive já emitiu nesta segunda-feira (29) um alerta para rajadas de vento que podem superar os 100 km/h. Já o frio, que vai prosseguir até sábado (4), será maior principalmente na sexta-feira (3), com a mínima prevista de 1ºC, conforme a profissional do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

Segundo ela, nas áreas mais altas de Santa Catarina, caso do Planalto Norte, há alguma chance de geada isolada. Já no oeste e na região serrana, a mínima pode ser negativa, chegando a -6ºC, com geada ampla. O tempo seco, com sol, poucas nuvens e temperatura ainda baixa, vai mudar de domingo para segunda-feira, segundo Gilsânia. Na próxima semana, as condições serão alternadas, de acordo com a meteorologista, com chuva mal distribuída, depois melhora no tempo, novamente chuva e, por fim, uma nova massa de ar frio e seco atuando em Santa Catarina.

Defesa Civil até emitiu alerta

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.