Geral

08/01/2021 11:25

TRIBUTOS

Prefeitura muda índice de correção para evitar reajuste de 23,14% no IPTU

VIVIANE DE VARGAS MIRANDA / DIVULGAÇÃO

Tomazini assinou seu primeiro projeto como prefeito para enviar à Câmara

Da redação - editoria@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

A Câmara de Vereadores de São Bento do Sul aprovou quinta-feira (7) à tarde, em sessão extraordinária, projeto de lei que altera o indexador para correção dos impostos municipais. Até então, era o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) que vinha sendo utilizado, no entanto, em 2020 esse indicador fechou com alta de 23,14%

Na sessão de quinta, o projeto em pauta tratava sobre a mudança para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o qual ainda não foi divulgado oficialmente, mas está na faixa de 4,38%. A proposta foi aprovada pelos dez vereadores.

Desde o anúncio feito pela Fundação Getúlio Vargas sobre o percentual de reajuste do IGP-M, o prefeito Antonio Tomazini (PSDB) estava em contato com sua equipe para encontrar alternativas e não aplicar esta correção ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em São Bento do Sul. Aliás, não somente ao IPTU, mas a todos os tributos e taxas relacionadas à Prefeitura, como contas de água, de lixo, alvarás, etc.

Por isso, além de reuniões com a equipe, o prefeito conversou com a Câmara de Vereadores para que, em conjunto, pudesse ser dada agilidade na mudança do indexador, até que quinta houve a aprovação. "Agradeço à presidente da Câmara e aos demais vereadores por entenderem que este reajuste de mais de 23% seria algo inviável para nossa população neste momento, e mudar para o IPCA é a melhor alternativa", destaca Tomazini.

A opinião de alguns vereadores sobre o projeto está no jornal impresso desta sexta-feira (8).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.