Geral

21/05/2020 08:43

ELEIÇÕES 2020

Prazos seguem mantidos e eleições municipais continuam em outubro

ALEXANDRE CARVALHO / JORNAL A GAZETA / ARQUIVO

Urnas eletrônicas devem ser encaminhadas a partir de agosto para as cidades

Alexandre Carvalho - alexandre@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Enquanto os números de infectados e mortos por Covid-19 crescem no Brasil, muitas especulações sobre um possível adiamento das eleições deste ano, previstas para 4 de outubro, surgem. Nas últimas semanas, vários pedidos para adiamento do pleito foram analisados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Luiz Roberto Barroso, que assumirá o comando do Supremo Tribunal Eleitoral no fim deste mês, questionado sobre a possibilidade de uma possível prorrogação da eleição, de outubro para novembro, adiantou que apesar da corte considerar isso possível, todos os prazos, assim como a realização do primeiro turno das eleições estão mantidos. Ele informou ainda que a corte irá decidir agora em junho se o pleito será adiado ou não.

A chefe do cartório eleitoral de São Bento do Sul e Campo Alegre, Elizabeth Fáe Dresch Nogueira, lembra que as urnas eletrônicas, em Santa Catarina, começarão a ser enviadas a partir de agosto para os escritórios regionais, caso a data da eleição seja mantida. “Lembro que as convenções para escolha dos candidatos sequer ocorreram ainda. Elas ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto. E os registros de candidatura até 15 de agosto. Para configurar urna, há necessidade, de primeiramente, ter ao menos o registro de candidatura”, explica.

Elizabeth explicou ainda que, caso seja mantida a data da eleição em 4 de outubro, a configuração das urnas eletrônicas só começará depois do dia 15 de agosto, prazo para a inscrição das candidaturas. “Os mesários irão começar a ser treinados em agosto. Todavia, não temos nenhuma data definida, pois pode acontecer de as eleições serem postergadas”, acrescentou.

Com a possibilidade de que o Brasil se torne o novo foco de pandemia de coronavírus no mundo, diversos partidos políticos, juntamente com o TSE, já cogitam realizar de forma on-line as convenções para oficializar a escolha de seus candidatos nas eleições municipais deste ano.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.