Geral

31/07/2020 13:44

EXÉRCITO

Prazo é prorrogado e quem completa 18 anos deve se alistar no Serviço Militar

REPRODUÇÃO

Processo pode ser realizado todo pela internet

Da redação - editoria@gazetasbs.com.br

Região

O alistamento militar para jovens nascidos em 2002 segue até o dia 30 de setembro. O prazo, que se encerraria no dia 30 de junho, foi prorrogado em razão da pandemia. O procedimento é feito pela internet, gratuitamente, no site do Alistamento Militar.

Para se alistar é preciso acessar o site, clicar em "Quero me alistar" e preencher os dados pessoais e um formulário. É importante anotar o número de Registro de Alistamento (RA). É ele que permitirá acompanhar o status do processo.

Uma vez alistado o jovem pode conferir se foi dispensado ou convocado para o serviço militar direto neste site. O acompanhamento do processo deve ser feito a partir da opção "Já me alistei". É preciso informar o número do CPF ou do RA.

Em São Bento
O processo de seleção é dividido por etapas, nas quais os jovens são acionados para testes e procedimentos estabelecidos pelas Forças Armadas. A seleção em São Bento do Sul ocorre entre os dias 11 a 18 de agosto, no Ginásio Annes Gualberto.

O atendimento ocorrerá respeitando todas as medidas de prevenção ao coronavírus, com distanciamento de 1,5 metros entre os jovens. Todos deverão estar com máscaras, haverá disponibilidade de álcool em gel no local e serão atendidos 10 jovens em cada vez. A seleção inicia às 7 horas. Mais informações na Junta Militar de São Bento do Sul pelo telefone 3633-1420.

Em Rio Negrinho
Em Rio Negrinho, a seleção ocorrerá no final de agosto. "Será dias 25, 26 e 27, no Salão Paroquial. Quem não se alistou ainda poderá se alistar no local, sem multa, se for nascido em 2002. Se for se alistar no local e for nascido em anos anteriores, será primeiro cobrada a multa, depois se fará o alistamento e participará da seleção", explicou Jaime Junkes, responsável pela Junta Militar na cidade.

Ele ressalta ainda que o juramento da bandeira será feito diariamente para quem for dispensado. "Para isso, pede-se aos jovens que não compareçam usando bermuda ou calção, chinelos ou sandálias, camisetas regata ou de times de futebol, bem como camisetas com dizeres em língua estrangeira. Todos os que comparecerem para a seleção deverão estar usando máscaras", avisa.

Segundo ele, quem se alistar até 30 de setembro, completando 18 anos neste ano, não pagará multa. "Mas se o alistamento for depois da seleção daqui, terá de ir na seleção no 5º RCC por conta própria", comenta Jaime.

Se alguém tiver dificuldades para saber a data em que deverá participar da seleção, pode entrar em contato com a Junto de Serviço Militar de Rio Negrinho através do telefone 3644-2457.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.