Geral

31/07/2020 14:05

SAÚDE EM ALERTA

Posto Central aberto neste sábado para evitar sobrecarga no hospital

DIVULGAÇÃO

Triagem na unidade tem ocorrido de forma diferenciada desde março

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

O Posto de Saúde Central estará aberto neste sábado (1º), das 8 às 16 horas, sem fechar para o almoço. Haverá atendimento médico e enfermagem, com o objetivo de evitar a sobrecarga do setor de emergência do Hospital e Maternidade Sagrada Família. A Secretaria de Saúde informa que não terá vacinação neste dia e lembra da necessidade do uso de máscara.

Desde março, quando iniciaram as medidas de segurança para evitar o contágio de Covid-19 em meio à pandemia, as unidades de saúde do município têm procurado preservar a saúde da população e dos profissionais, ressalta a Secretaria de Saúde. De acordo com a enfermeira Patrícia Oliveira, que trabalha no Posto de Saúde Central, para o público que dirige-se até o local, a abordagem inicia na porta, pois um cordão de isolamento foi colocado para evitar o acesso direto às instalações.

Conforme a Secretaria de Saúde, ainda na parte externa foi disponibilizado álcool em gel, e, na porta, a pessoa é abordada e encaminhada para a sala de triagem, caso seja para uma consulta médica, ou para a sala de vacinas ou área de odontologia. Há, também, a medição da temperatura das pessoas. No interior da unidade de saúde, enfatiza a secretaria, o paciente aguarda em locais demarcados, mantendo o distanciamento seguro de outras pessoas, caso estejam aguardando também.

Sintomas respiratórios
A particularidade na triagem está nos casos em que a pessoa que procurou a unidade de saúde apresente algum sintoma respiratório. Diante desta situação, conforme explicou a enfermeira Patrícia, a pessoa é encaminhada até uma sala de triagem respiratória, onde permanecerá isolada até o momento em que o médico lhe atender.

Caso ocorra a situação em que uma segunda pessoa esteja com sintomas respiratórios, esta é conduzida até outra área do Posto Central, onde permanecerá isolada das demais pessoas até que seja examinada pelo médico. Após cada pessoa deixar a sala ou espaço de isolamento, o local é completamente higienizado, procedimento que leva aproximadamente vinte minutos.

Distanciamento
Outra situação pode ocorrer nos dias de chuva, quando as pessoas permanecerão no interior da unidade de saúde, caso não haja espaço coberto na área externa. Nestes casos, as pessoas serão orientadas a posicionar-se de forma segura, mantendo o distanciamento recomendado uma das outras até que a triagem ocorra.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.