Geral

07/05/2019 09:47

POLÍCIA CIVIL

Policiais aprendem libras para melhorar atendimento na delegacia de São Bento

Layra Olsen / Jornal A Gazeta

Isolde decidiu fazer o curso com recursos próprios

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Três policiais civis atuantes na 21ª Delegacia Regional de Polícia ingressaram em um curso de Língua Brasileira de Sinais (libras). A capacitação iniciou há duas semanas, em São Bento, e deve se estender até o segundo semestre. Questões orçamentárias permitiram que a delegacia abrisse apenas duas vagas para o curso de libras, hoje preenchidas por Lucas Carvalho Marinho do Nascimento, agente de polícia, porém atuante na Ciretran, e por Marcos Roberto Ramalho, da Divisão de Investigação Criminal (DIC).

Segundo o delegado regional, Odair Rogério Sobreira Xavier, em diversas ocasiões, os profissionais da delegacia passaram por situações embaraçosas. “Quando recebíamos um surdo e que necessitava de atendimento especial, éramos obrigados a chamar um profissional de fora, habilitado em Libras. Se não conseguíamos ninguém, tínhamos dificuldade em prestar o serviço que a pessoa estava precisando”, comenta. Por isso, neste ano, conclui-se que a capacitação era indispensável, inclusive na questão criminal.

Iniciativa

Interessada em contribuir com o atendimento, Maria Isolde Kohlbeck decidiu ingressar na qualificação com recursos próprios. “Sempre tive vontade de aprender, desde quando atuava como policial. É algo para a vida. Fico imaginando a dificuldade que essas pessoas tem para se comunicar”, explica a policial aposentada e atual secretária do órgão. Embora não trabalhe diretamente no atendimento ao público, a profissional garante que o conhecimento irá auxiliar, de alguma forma, o trabalho executado pela delegacia.

Confira mais informações sobre a iniciativa no jornal impresso desta terça-feira (7).

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022