Geral

13/04/2018 10:56

FRAUDE NA PREVIDÊNCIA

Polícia Federal apreende documentos de investimento de 2012 a 2016 da Iprerio

Christian Hacke

Instituto de Rio Negrinho foi o único de Santa Catarina no mapa de ação da PF

Christian Hacke - christian@gazetasbs.com.br
Rio Negrinho

A Polícia Federal fez uma varredura em documentos na manhã de quinta-feira (12) no Instituto de Previdência de Rio Negrinho, o Iprerio. A ação começou por volta das 7h30 e se estendeu até o meio-dia. Sete policiais e um delegado acompanharam a vistoria, que apreendeu documentos de 2012 a 2016. A documentação recolhida foi encaminhada para a PF de Joinville, que segue para São Paulo, local em que será analisada.

O mandado de busca e apreensão apresentado pelo delegado da PF fazia referência a fundos aplicados na última gestão. O que a Polícia Federal investiga é o fato da empresa FMD Consultoria estar envolvida em uma fraude na aplicação dos recursos. O proprietário, através de laranjas, depositava os valores em um fundo com seu nome, não em nome do instituto. A ação realizada em Rio Negrinho faz parte da Operação Encilhamento.

O presidente da Iprerio, Edgar Anton, comenta que a comunidade deve ter tranquilidade quanto à ação, e que a operação não altera os trabalhos da atual administração do instituto, que assumiu em janeiro de 2017. "O dinheiro que já está aplicado não vamos perder", ressaltou.

O esquema
Pelo esquema, os administradores criavam empresas de fachada e aplicavam o dinheiro dos trabalhadores de organizações públicas. Só que as empresas não possuíam capital e o trabalhador, que esperava o dinheiro para a aposentadoria, acabava com prejuízo, já que as empresas iam à falência sem ter recursos para o pagamento.

Confira mais informações sobre a investigação no jornal impresso desta sexta-feira (13).

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022