Segurança

Siga-nos nas redes sociais

06/02/2020 09:07

GOLPE

Polícia Civil esclarece que não realiza intimação para audiência por e-mail

DIVULGAÇÃO

E-mail recebido usava o nome da Polícia Civil

Da redação - editoria@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Leitora entrou em contato com A Gazeta recentemente mostrando um e-mail que recebeu supostamente da Polícia Civil. Nomeado como “[Comunicado] Policia Civil Boletim de Ocorrência”, o corpo do e-mail trazia informações sobre uma intimação para comparecimento em audiência, requisitando a presença da pessoa no Tribunal de Justiça, e com um suposto despacho em anexo, que poderia ser acessado através de um link.

Desconfiada do e-mail, ela pesquisou sobre o assunto e descobriu que se tratava de um golpe, existente desde 2015. Outro indicativo para isso está no endereço de e-mail, que apesar de apresentar aspectos de um e-mail oficial do governo, não apresenta a sigla do Estado (sc.gov.br).

Procurado, o delegado de Polícia da Comarca, Lucas Davanso Mendonça, reforçou que se trata de um e-mail falso, e as pessoas devem ter cuidado para não clicar neste tipo de conteúdo. “Bem provável que sejam e-mails ‘fakes’, utilizados por pessoas que pretendem obter informações pessoais de vítima para posterior utilização indevida, como empréstimo em banco, entre outros”, cita.

Ele lembra que a Polícia Civil não realiza intimações por e-mail, apenas por telefone, correio ou pessoalmente, reforçando que as pessoas devem evitar clicar nos links disponibilizados no corpo destes e-mails falsos. “Se for vírus, seu computador ou celular poderá ser infectado”, completa.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.