Geral

17/07/2019 09:59

PASSOS DE TARTARUGA

Obras do Centro de Inovação voltam a ser paralisadas

Layra Olsen/ A Gazeta

Espaço começou a ser levantado em 2014, no bairro Centenário

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

As obras do Centro de Inovação de São Bento do Sul estão paradas há uma semana. Desta vez, por falta de medições, atrasos no pagamento por parte da Prefeitura e a indefinição por conta de um aditivo de contrato fizeram com que a Implantest Construtora interrompessem, mais uma vez, os trabalhos.

O administrador da empreiteira rio-negrinhense responsável pela obra, Luiz Mund, conta que esse acréscimo no contrato, por conta de adequações no projeto, já foi solicitado no ano passado e, sem isso, a empresa não tem como seguir com a construção. “Na planilha original, por exemplo tem matéria-prima para impermeabilização das lajes, mas não tem pagamento desta mão-de-obra. Então, não podemos colocar a manta. E sem a impermeabilização, não dá para colocar gesso, pois se molhar estraga, não dá para fazer a drenagem porque tem que furar as lajes, e não dá para colocar a rede elétrica. Ficamos sem frentes”, cita.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Luiz Claudio Schuves, a empreiteira tem medição para receber, mas não concorda com o valor apontado pela fiscalização. Quanto ao aditivo, ele conta que foram feitos os levantamentos de obras civis, porém, ainda falta a parte elétrica. Para isso, aliás, já foi contratado um engenheiro eletricista. Os recursos para a obra, por sua vez, são provenientes do governo estadual. “Se ocorrer a perda, será do Estado devido aos erros de projeto”, ressalta.

A obra foi paralisada diversas vezes. Quando o prédio começou a ser levantado, no início de 2014, outra empreiteira estava responsável pela construção e acabou abandonado o projeto meses depois. O convênio, assinado em abril do referido ano, alcançava a casa dos R$ 5,2 milhões, porém R$ 1,3 milhão já havia sido pago.

Leia a matéria completa no jornal impresso desta quarta-feira (17).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.