Geral

07/07/2020 09:09

AVISO METEOROLÓGICO

Novo ciclone em formação deve atingir região em menor intensidade

REPRODUÇÃO

Fenômeno não será intenso como na última semana

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Um novo ciclone extratropical está em formação no litoral do Rio Grande do Sul, chegando a Santa Catarina. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) emitiu um aviso meteorológico explicando que as rajadas persistentes de vento vão atingir todas as regiões catarinenses, especialmente a área litorânea e o Planalto Sul, com ventos que podem chegar a 80 km/h.

Há possibilidades de chuvas mais persistentes, de moderada a forte, em alguns momentos, inclusive com chance de raios e granizo, estendendo-se às demais regiões ainda na terça-feira (7), com ventos que, em São Bento do Sul e arredores, podem chegar a 55 km/h amanhã, bem abaixo dos 83 km/h que, segundo a Defesa Civil, atingiram o município há exatamente uma semana.

Os meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins esclarecem que esse ciclone não será intenso como o da última semana, quando o fenômeno causou inúmeros prejuízos materiais e humanos na maioria dos municípios de Santa Catarina. Os profissionais lembram que, na última terça-feira (30), o ciclone então em formação coincidiu com a instabilidade provocada pelo deslocamento de uma frente fria, causando os vendavais.

Gilsânia esclarece que os ciclones são típicos no inverno, no Sul do Brasil. "É um sistema normal nessa época", diz, lembrando que, a partir de quinta-feira (9), o tempo melhora com a chegada de uma massa de ar frio, com sol e temperaturas mais baixas.

A previsão

Clique na imagem para ampliar

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.