Geral

17/05/2019 09:23

ABUSO

Neste ano já foram registrados 18 casos de exploração sexual em São Bento

Layra Olsen / Jornal A Gazeta

Conselheiros tutelares fazem atendimento no município

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Em Santa Catarina, pelo menos dez casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados por dia. Anualmente, as notificações chegam a 3,8 mil. A região Oeste apresenta o maior percentual de notificações, com 3,5 casos para cada mil habitantes com idades entre zero e 17 anos.

Os dados são do Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente. No entanto, o número pode ser bem maior quando considerado que muitos casos permanecem em segredo por opção da vítima e até mesmo da família. Em São Bento do Sul, no ano passado, o Conselho Tutelar realizou 65 atendimentos de suspeitas de abuso e exploração sexual. Neste ano, somente até abril, já são 18.

Segundo o coordenador dos Conselheiros Tutelares, Filipe Cema Weihermann, quando a denúncia chega até o órgão, pessoalmente, através de escola, pelo telefone ou mesmo pelo disque 100, a situação é encaminhada para a delegacia de Polícia Civil para o registro do Boletim de Ocorrência. Todos os atendimentos são 100% sigilosos. Ele também lembra que, segundo a legislação, basta o relato da criança ou do adolescente para alguém (colega, professor, amigo, familiar, etc.) para que o caso seja remetido à uma instituição especializada.

Confira mais detalhes sobre as denúncias no jornal impresso desta sexta-feira (17).

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022