Política

23/04/2019 09:11

OBITUÁRIO

Morre Therezinha Foitte, primeira mulher a presidir uma Câmara em SC

Arquivo / A Gazeta

Corpo da ex-vereadora começou a ser velado segunda-feira (22)

Alexandre Carvalho - alexandre@gazetasbs.com.br

Campo Alegre

Faleceu na madrugada de segunda-feira (22), aos 84 anos de idade, no Hospital São Luiz, a ex-vereadora de Campo Alegre, Therezinha Foitte. Ela também foi a primeira mulher a presidir uma Câmara de Vereadores em Santa Catarina. Seu corpo foi sepultado na manhã desta terça-feira (23) no cemitério municipal.

A ex-vereadora foi participante do Clube de Mães e ministra da eucaristia durante 32 anos. Uma de sua grande batalhas em Campo Alegre foi a criação do Conselho Tutelar no município. A ex-vereadora era vista na sociedade campo-alegrense como uma mulher simples e aguerrida, que muito contribuiu para o bem da população, principalmente, os mais carentes.

Em 2014, em entrevista para A Gazeta, repercutindo a participação feminina na política, Therezinha falou que pouco sofreu com o preconceito de gênero enquanto exerceu o cargo. “Eu ouvia pela cidade que a política não era lugar para mulher, mas dentro da Câmara me senti respeitada pelos colegas. Buscávamos um consenso entre os parlamentares e também na relação com o prefeito, dentro do que a população pedia”, disse.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.