Esportes

16/09/2021 16:47

JOGOS PARALÍMPÍCOS

Medalhista em Tóquio se preparou para paralimpíadas em São Bento do Sul

DIVULGAÇÃO

Eric com a medalha conquistada em Tóquio

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

O Brasil fez história nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, encerrados recentemente, tendo conquistado 72 medalhas e ficando na 7ª colocação geral. E a região teve papel importante no preparo de um dos atletas que fez história subindo no pódio com bronze pela natação. Se trata do paranaense Eric Tobera, 28 anos, de Telêmaco Borba, mas que é treinado pelo são-bentense Rui Meslin.

Ele vinha se preparando para os Jogos Paralímpicos em Curitiba, mas quando tudo fechou por conta da pandemia, foi em São Bento que Eric seguiu com seus treinamentos. “Rui me levou até sua chácara em Rio Vermelho Estação para continuarmos ao menos os treinamentos físicos durante aquele período. Tivemos que improvisar pela falta de materiais, mas a competência e a experiência do Rui me deixaram mais tranquilo e confiante para não perder performance mesmo com todas as adversidades”, explica o atleta.

Ele conta que depois de algumas semanas em São Bento, a Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento abriu suas portas para que ele seguisse sua preparação na piscina do clube. “Foi imprescindível para os resultados que tive”, conta, citando o apego que tem pelo município. “A cidade é linda, o povo é muito hospedeiro e educado. Sempre frequento a região, pois além do meu treinador, tenho familiares morando aí”, ressalta.

Em Tóquio
Eric participou de quatro provas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ele ficou em 10º lugar nos 50 metros peito SB3 e nos 100 metros livre S4, além do 6º lugar nos 50 metros livre S4. Mas o ponto alto de sua participação foi o histórico bronze no revezamento misto 4x50 livre 20 pontos. “É a realização de um sonho. São horas de treinamento, uma vida regrada. Ser atleta é viver seu esporte 24 horas por dia. E a medalha é a concretização deste sonho que busco realizar todos os dias”, conta.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.