Geral

Siga-nos nas redes sociais

17/01/2020 15:10

SAÚDE

Mais de 6 mil não se vacinaram contra febre amarela em Rio Negrinho

Christian Hacke / Jornal A Gazeta

Vacina para imunização já está disponível em Rio Negrinho

Christian Hacke - christian@gazetasbs.com.br

Rio Negrinho

O aparecimento de mais de 10 bugios mortos pela região ascendeu um alerta no quesito saúde destes moradores. O animal funciona como um termômetro para a chegada do vírus da febre amarela, doença esta que atinge os humanos e pode ser fatal se não tratada rapidamente. A melhor prevenção continua sendo a vacina, mas em Rio Negrinho pouco mais de seis mil pessoas ainda não receberam a dose.

Apesar da recente repercussão da morte dos macacos, a procura pela vacina em Rio Negrinho tem sido menor. A coordenadora das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica de Rio Negrinho, Liege Kruger, comenta que é imprescindível que as pessoas procurem os postos de Saúde para a vacinação contra a doença.

Liege cita que a vacina é destinada para crianças a partir dos 9 meses e adultos até os 60 anos de idade. "Antes dos nove meses e depois dos 60 anos, além das gestantes, somente com orientação médica. Se a criança tomou com nove meses a vacina da febre amarela, está protegida para o resto da vida", afirmou. Ela diz ainda que a vacina não possui prazo de validade, independentemente da época em que a pessoa tenha tomado.

Vacina disponível
Adriano Pscheidt, diretor de Saúde no município, comenta que há estoque de vacinas para atender a população. Não tínhamos apenas a pentavalente, mas isso é no Brasil todo", citou. A vacinação, por enquanto, ocorre apenas no posto central, das 7 horas às 18 horas. O atendimento nos postos de Saúde dos bairros começa no próximo dia 22, também com doses da vacina.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.