Geral

03/09/2019 09:28

MOBILIDADE URBANA

Mais calçadas devem ser alargadas na região central de São Bento do Sul

Marcello Miranda / Jornal A Gazeta

Vagas de estacionamento foram eliminadas na Rua Augusto Klimmek

Marcello Miranda - editoria@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

As alterações no sentido de diversas ruas não são as únicas mudanças significativas no trânsito de São Bento do Sul. No próximo ano mais calçadas devem ser alargadas na região central do município. As ações fazem parte da aplicação do Plano de Mobilidade Urbana, que já está aprovado e em vigor

Exemplo na Rua Augusto Klimmek, onde as obras iniciaram e devem estar concluídas até a metade desta semana. “Sabemos que vão ocorrer algumas reclamações por conta do corte das vagas de estacionamento em pontos específicos, mas a prioridade das políticas públicas de mobilidade é dos pedestres”, destaca o secretário de Planejamento, Luiz Cláudio Schuves.

Ainda conforme o secretário, em períodos festivos, por exemplo, as calçadas da área central não comportam o movimento, fazendo com que pessoas se exponham ao risco, caminhando sobre a pista. Com a ampliação das calçadas, objetivo é justamente garantir à população passeios seguros e acessíveis. “Sabemos que muita coisa é cultural, mas aos poucos as pessoas vão se acostumando às medidas propostas”, acredita.

Quanto à questão da falta de calçadas em diversos pontos da cidade, Schuves explica que a Prefeitura intensificou a fiscalização em pontos específicos, como na liberação de Habite-se. Agora, antes de liberar o documento, fiscais vão ao local da obra para verificar de existem calçadas e se estão dentro do padrão.

Nas ruas onde é feita pavimentação também é cobrado dos moradores para que façam as calçadas e quem não fizer, é notificado. “O ideal seria se a Prefeitura pudesse fazer as calçadas, pois faríamos dentro de um padrão e depois só cobraríamos do proprietário. Mas, infelizmente, não temos recursos para isso”, lamenta.

Mais informações sobre as ações no jornal impresso desse fim de semana (31).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.