Geral

02/01/2019 11:12

DESLEIXO

Lixo acumulado fora do horário de coleta no Centro pode gerar multas

Matheus Müller / Jornal A Gazeta

Sacolas e caixas ficam acumuladas em cima das calçadas

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Em um período marcado pelo aumento do movimento nas ruas centrais do município devido às compras para o Natal e de Ano Novo, evidencia-se um problema que joga contra o crescimento do turismo e do comércio em São Bento do Sul.

Muitos comércios e empresas das principais ruas do Centro tiram seu lixo pela manhã ou início da tarde, enquanto o caminhão da Transresíduos passa recolhendo apenas no fim do dia, após às 18 horas. Resultado: o lixo fica exposto na rua durante todo o dia, acumulando mau cheiro, reduzindo o espaço nas calçadas e deixando uma impressão negativa para quem circula na área.

Já existem legislações específicas que abordam este tema. O chefe da divisão de resíduos sólidos urbanos do Samae, Paulo Schwirkowski, cita o artigo 30 do Código de Posturas do Munícipio, de 20 de dezembro de 1996, onde está escrito que é proibido lançar nas vias públicas lixo de qualquer origem ou material que possa trazer incômodo para a população ou prejudicar a estética da cidade.

A infração deste artigo gera uma multa, que pode variar de R$ 126,55 a 1.265,55, dependendo do grau da infração, sua circunstância e os antecedentes do infrator. Apesar do precedente legal, o chefe da divisão de resíduos sólidos urbanos do Samae comenta que a autarquia não pretende partir para a repreensão. “Precisamos de mais consciência. A ideia não é sair multando todo mundo”, ressalta Paulo.

Inclusive, pretende-se realizar uma campanha sobre o tema, com horário de coleta, informações e a importância de retirar o lixo somente após às 18 horas. Paulo também lembra que neste ano foi instalado um Ecoponto em frente ao Centro Administrativo, já pensando em atender este público do Centro, que pode deixar seu material reciclável no local. 

Veja mais detalhes sobre o problema na edição conjunta do dia 29 de dezembro a 2 de janeiro.

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022