Geral

31/10/2019 09:29

DIA DE FINADOS

Limpeza de túmulos em cemitérios da região agora só com panos e baldes

Layra Olsen / Jornal A Gazeta

Sirlene já deixou as sepulturas da família limpas

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Terça-feira (29), Sirlene Linke aproveitou o dia ensolarado para fazer a limpeza dos túmulos de seus pais e de sua sogra. Ela também frequenta o cemitério central em outros períodos, porém, para o Dia de Finados, reforça a faxina a fim de garantir lápides impecáveis. Além de panos e baldes, a são-bentense já levou flores. “Quero deixar tudo pronto. No sábado vou apenas visitar e rezar”, afirmou.

Todos os anos a Prefeitura estipula um prazo para a limpeza dos túmulos. Até o dia 25 de outubro, segundo Fábrica Pokrywiecki, responsável pelo setor de cemitérios municipais, era permitido fazer a higienização das sepulturas com lavadoras de pressão. Nesta semana, por sua vez, permite-se apenas utilizar baldes e vassouras. Já o horário de funcionamento dos cemitérios no feriado, sábado (2), segue inalterado. Os espaços, portanto, abrem das 7h30 às 17h30 e a expectativa é receber um grande público no centro e nos demais bairros.

Em Rio Negrinho, a lavação de túmulos com a utilização de lavadora de alta pressão era permitida até o domingo (27). Agora, somente limpezas manuais com panos, produtos e baldes de água. Mesmo sem o horário de verão, os portões do cemitério municipal ficarão abertos até mais tarde. "Não temos mais o horário de verão, mas os dias são mais longos nessa época. Então a partir de sábado os portões do Cemitério Municipal fecham às 19 horas. Esse horário vai até o final do verão mesmo", frisou Gilson Maas, coordenador de cemitérios do município.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.