Geral

22/05/2020 09:55

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Hospital Sagrada Família realocou leitos para receber pacientes com Covid-19

LAYRA OLSEN / JORNAL A GAZETA

Unidade tem ala exclusiva para receber os pacientes infectados

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Os hospitais tiveram que implementar mudanças importantes em seus espaços físicos para receber pacientes diagnosticados com Covid-19 e também continuar atendendo outras demandas. Em São Bento do Sul, por exemplo, são 88 leitos no total, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Para enfrentar a pandemia, no entanto, teve que ser criada uma ala exclusiva de enfermaria, isolada das demais áreas da instituição, onde foram realocadas seis camas, mas havendo necessidade poderá ser ampliada. Atualmente, dois pacientes estão internados neste local, em quartos individuais, sem contato com os demais. Até quarta-feira eram quatro pacientes.

Os profissionais que atendem os pacientes positivados atuam exclusivamente nessa área. O trabalho é restrito à ala para garantir a segurança de todos que circulam no hospital. A higienização é feita diariamente pela equipe de zeladoria. “Os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual adequados, seguindo todas as regras de infectologia. Houve treinamento específico de paramentação e desparamentação, garantindo maior segurança no atendimento aos pacientes”, informa a enfermeira Mayara Grosskopf, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção do Hospitalar.

Já dos 10 leitos adultos da UTI, dois estão em quartos isolados e podem ser imediatamente utilizados em caso de necessidade de internação de pacientes com coronavírus. Por enquanto, nenhum paciente com Covid-19 precisou de UTI. Os demais seguem para uso de outros tratamentos que também inspiram cuidados. Em caso de urgência, o protocolo permite a criação de ambiente de isolamento nos demais leitos, seguindo todas as regras de segurança infectológica.

Confira mais detalhes sobre as internações no jornal impresso desta sexta-feira (22).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.