Geral

06/05/2019 11:14

FALTOU NAS ELEIÇÕES?

Hoje é o último dia para regularizar situação com o Cartório Eleitoral

Alexandre Carvalho / Jornal A Gazeta / Arquivo

Faltosos nas eleições devem procurar o Cartório Eleitoral mais próximo

Christian Hacke - christian@gazetasbs.com.br
Região

Os eleitores que faltaram nas últimas três eleições e não justificaram seus votos podem ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral. No Brasil, 2.645.785 eleitores foram identificados como faltosos e, caso não regularizem a situação até o dia 6 de maio, estarão sujeitos a uma série de impedimentos, como não obter passaportes ou assumir cargo público.

A lista com o nome dos faltosos já está disponível nos cartórios e no Portal do Tribunal Superior Eleitoral. Em Rio Negrinho são 487 pessoas que precisam regularizar sua situação. Já em São Bento do Sul o número de faltosos é quase o dobro de Rio Negrinho, atingindo a marca de 838 eleitores. Em Campo Alegre o número de faltantes é 85.

Eleitor faltoso é aquele que não votou nem justificou a ausência nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares), sendo cada turno considerado uma eleição. Caso o eleitor identifique-se com a situação, deve procurar o Cartório Eleitoral em sua cidade até o dia 6 de maio para requerer a regularização, munido de documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência.

Ainda segundo o cronograma, a Justiça Eleitoral cancelará, no período de 17 a 20 de maio, as inscrições dos eleitores que não tiverem regularizado sua situação até a data-limite estabelecida. Enquanto os cancelamentos estiverem sendo efetuados, não serão feitas atualizações no cadastro eleitoral.

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022