Geral

13/04/2019 09:52

ROTATIVO

Grampos de cabelo, arame e até casca de laranja dentro dos parquímetros

Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta

Vandalismo dificulta funcionamento dos equipamentos

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Com alguma frequência, nos parquímetros do Estacionamento Rotativo São Bento são encontrados objetos de toda ordem, os quais prejudicam ou impedem o funcionamento do sistema. Grampos de cabelo, clipes, pedaços de arame, papel e até casca de laranja estão na lista. Se moedas com fragmentos de fitas adesivas ou outros materiais são colocadas no equipamento, não é possível fazer a leitura do valor, e igualmente o sistema não funciona.

Conforme a gerente operacional da empresa responsável pela locação dos parquímetros à Prefeitura, Denise Beatriz Hübl, muitos usuários confundem-se e colocam moedas no compartimento de onde sai o recibo. Assim, conforme ela, a próxima pessoa até consegue registrar a operação no equipamento, mas não consegue o recibo comprovando que fez o procedimento. "Ou seja, a própria população acaba prejudicada", lamenta.

Outra situação que causa problemas no sistema de estacionamento rotativo, lembra Denise, é a "falta de jeito" e paciência de algumas pessoas. "O parquímetro é um computador, então tem que aguardar a finalização do processo", ressalta. Somente quando a mensagem "Placa finalizada" aparece é que o usuário pode ter certeza de que a operação foi realizada corretamente, esclarece a gerente. Da mesma forma, é preciso digitar a placa do veículo sem forçar muito as teclas, sob pena de travá-las.

Como os equipamentos dependem de sinal da internet, em alguns casos há oscilação. "Às vezes o sinal cai no meio da operação. Se a internet não volta em um minuto, o sistema cancela a operação", relata. Dentre os 44 parquímetros atualmente existentes, seis estão em fase de testes com uma nova versão, a qual apresenta uma espécie de "sinal reserva" de internet, para que o procedimento não seja prejudicado com a oscilação. Caso aprovada, a versão será implantada em todos os equipamentos.

Confira mais detalhes sobre os equipamentos no jornal impresso desta sexta-feira (13).

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022