Segurança

09/07/2020 15:23

SEGURANÇA PÚBLICA

Furtos e roubos diminuíram no primeiro semestre de 2020 em São Bento

ELVIS LOZEIKO / JORNAL A GAZETA / ARQUIVO

PM atendeu 5,9 mil ocorrências no primeiro semestre

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

A Polícia Militar de São Bento do Sul está melhorando seus índices em 2020. Houve queda no número de furtos, roubos e em outros vários indicadores, mas perturbação do sossego aumentou. A comparação está sendo feita após o término do primeiro semestre, sempre levando em conta os seis primeiros meses de cada ano.

Para o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, a diminuição de diferentes ocorrências deve-se a uma série de fatores. Ele explica que, de maneira geral, o trabalho de inteligência resultou na desarticulação de grupos maiores do crime organizado. "Há um controle maior em cima disso", ressalta, observando que, assim, vários crimes com direção direta ou indireta ao tráfico apresentaram quedas em seus níveis.

Quanto à diminuição dos casos de furto de veículo, segundo o comandante da corporação, as barreiras polícias em diferentes municípios – inclusive em rodovias da região – são fundamentais, sem falar que a tecnologia de leitura (OCR) permite uma agilidade maior na identificação e acompanhamento de casos, inibindo a ação de marginais.

Já a disparada dos casos de perturbação, conforme Kuze, de certa forma já era esperada. "As pessoas estão muito mais em casa, bebendo e ouvindo e música, pois não há bailões e eventos do tipo", analisa, referindo-se à quarentena.

Números*

Clique para ampliar

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.