Geral

Siga-nos nas redes sociais

20/03/2020 08:33

SAÚDE EM ALERTA

Fique em casa!

ANNA CAROLINA AZÊDO / JORNAL A GAZETA

Segundo dia de isolamento social foi respeitado pelos são-bentenses

Da redação - editoria@gazetasbs.com.br

Estadual

O secretário de Saúde de São Bento do Sul, Manuel Del Olmo, quinta-feira (19) voltou a pedir para que a população fique em casa e saia o menos possível. Ressaltou que o momento é de alerta e de preocupação, pois citou como exemplo o fato de que na cidade existem apenas 18 respiradores artificiais, sendo 10 em leitos de UTI no Hospital Sagrada Família. E em caso de proliferação do coronavírus e da evolução rápida dos casos, alguns pacientes podem precisar de atendimento e a rede pública não dará conta de atender a todos.

Outro ponto levantado por Del Olmo é que não existem disponíveis no mercado, em lugar nenhum do mundo, respiradores artificiais para serem vendidos à pronta entrega. Portanto, mesmo que exista recursos livres para isso, não há de quem comprar e as entregas também não seriam para o curto espaço de tempo. Por isso, a melhor forma de evitar o colapso do sistema de saúde – seja público ou mesmo particular – é fazendo com que as pessoas fiquem em suas residências, saindo o mínimo possível.

O comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, observou que é necessária uma atenção especial aos mais velhos. "Pessoas que têm parentes idosos, por favor, nos ajudem. Precisamos orientá-los a não sair de casa, porque eles são os mais afetados", explicou. Dessa maneira, segundo o tenente-coronel, os mais jovens têm a grande responsabilidade de agir corretamente para não transmitir o vírus a quem tem mais idade. "Aí, sim, o quadro seria catastrófico", alertou.

O secretário de Saúde de Piên, Jair Batista, também pede para as pessoas ficarem em casa. "Gostaria de pedir para a população manter a calma, pois não há motivo para pânico", diz. "Pratiquem o isolamento social e sigam as diretrizes do Ministério da Saúde. Se houver casos em Piên, faremos uma divulgação transparente. Estamos aqui para garantir a qualidade da saúde da população", completou.

LEIA TAMBÉM: Tire dúvidas sobre as restrições.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.