Geral

21/01/2022 16:10

SAÚDE

Entenda quais são as diferenças de sintomas entre Covid e Influenza

REPRODUÇÃO

Dra. Ruth pede que a população procure atendimento médico

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

Região

Muitas pessoas estão procurando atendimento nas unidade de saúde de Piên e das cidades da região com sintomas gripais, que podem sugerir Influenza ou Covid-19. Inicialmente, as infecções podem ser confundidas, mas alguns sinais ajudam a diferenciar as doenças, embora a confirmação ocorra apenas após a realização de testes moleculares específicos. Independente do diagnóstico, a orientação é buscar ajuda médica.

Entenda as diferenças
De acordo com a diretora médica da Secretaria de Saúde de Piên, Raquel Ruthes, normalmente um paciente com Influenza, hoje em predominância a H3N2, apresenta febre súbita, entre 38 e 39 graus, coriza, congestão nasal (nariz entupido), dor no corpo, calafrios e dor de garganta.

Já a pessoa que tem alteração no olfato pode ter contraído a variante delta do coronavírus. Aproximar o nariz de um pote de café para tentar sentir o cheiro é um dos métodos mais práticos de avaliar. Além desse sinal, outros sintomas estão associados, como dor no corpo e dor de garganta.

Se há alteração na voz, um pouco de rouquidão, dores no corpo, nos músculos, nas pernas e na coluna, provavelmente o paciente contraiu a variante ômicron, em predominância no Estado paranaense e no Sul do Brasil.

Evidências sugerem que ela é bem mais transmissível, ou seja, a chance de disseminar o vírus para a família e pessoas próximas é muito alta, segundo a profissional, por isso a importância de manter os cuidados básicos e seguir o isolamento.

Prevenção
Em ambos os casos, a imunização é de extrema importância. Além disso, a população deve continuar seguindo os protocolos sanitários estipulados no início da pandemia, como uso de máscaras – cobrindo boca e nariz, distanciamento social e higienização frequente das mãos. Outra dica é se alimentar bem e se manter hidratado.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.