Geral

10/06/2019 10:23

TEMPORAIS

Defesa Civil esclarece sobre liberação do FGTS para atingidos pelas chuvas

Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta / Arquivo

Nem todas as famílias atingidas pelas chuvas serão beneficiadas

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Moradores que foram atingidos pelas fortes chuvas da semana passada estão procurando a Defesa Civil para solicitar o saque o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Como a liberação do benefício ainda não tem o reconhecimento do Governo Estadual e Federal, não cabe ao órgão municipal, agora, tomar qualquer iniciativa.

O diretor do órgão, Amarildo de Jesus, explica que informações equivocadas postadas nas redes sociais fizeram com que os atendimentos na Defesa Civil disparassem nos últimos dias. “Não adianta se deslocar até o departamento porque não temos nada definido ainda. Qualquer decisão, a população será avisada”, ressalta.

O saque do FGTS em situação de emergência é uma situação excepcional e temporária, que só é possível quando o município emite um decreto em decorrência de desastres naturais. Ainda, para que o auxílio seja liberado, documentos devem ser enviados para análise da Defesa Civil Estadual e posteriormente encaminhados para Brasília, ao Governo Federal, que é quem pode autorizar a liberação pela Caixa Econômica Federal.

Amarildo também lembra que o benefício, se for assegurado, destina-se apenas aos moradores que residem nas áreas afetadas e atendidas pela Defesa Civil local. “Nem todos terão esse direito. Não é porque mora na Serra Alta, por exemplo, que poderá retirar o FGTS”, alerta.

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022