Geral

22/10/2020 11:23

CRIME

De duas a três denúncias semanais sobre maus-tratos a animais em São Bento

MATHEUS MÜLLER / JORNAL A GAZETA

Marco Aurélio e Marina estiveram em A Gazeta falando sobre a situação

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Os crimes de maus-tratos a animais seguem ocorrendo com frequência em São Bento do Sul. Recentemente, leitora entrou em contato com A Gazeta citando pelo menos cinco casos de envenenamento de animais em Serra Alta, especificamente na Rua Mathias Nossol, atingindo tanto gatos quanto cachorros. "Dois deles eram da mesma casa", cita. Além disso, ela comenta que tem conhecimento de outros casos que vêm ocorrendo no município, no bairro 25 de Julho.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Marina dos Santos, e o veterinário da Prefeitura, Marco Aurélio Olinisky, citam que semanalmente chegam até a secretaria denúncias de maus-tratos contra animais. Porém, os casos envolvendo envenenamento não são os mais atendidos. O que mais é atendido por eles são denúncias de pouco espaço para o animal, corrente curta, falta de higiene, de alimentação e de água. “Esses são os principais”, cita Marina, relatando que costumam chegar de duas a três denúncias por semana.

O veterinário Marco Aurélio vem sendo o responsável por receber e atender as denúncias que envolvem maus-tratos a animais. Ele ressalta que toda situação recebida é verificada. Em alguns casos a acusação não se confirma, ou não se configura em maus-tratos, como excesso de latidos, onde trata-se apenas da característica do próprio cachorro. Porém, quando é verificada uma situação irregular, é solicitada de maneira verbal que o problema seja corrigido, com um aviso. A reincidência pode resultar em advertência ou multa.

Denuncie
Marco reforça a importância de se denunciar qualquer suspeita de maus-tratos. Para isso, a denúncia deve ser feita direto na ouvidoria da Prefeitura, através do telefone 3631-6072. Uma ocorrência e gerada e direcionada para a equipe responsável. “Muitas vezes se perde a informação ou a denúncia quando é feita por outros meios”, cita.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.