Geral

15/07/2020 12:59

SAÚDE EM ALERTA

Covid-19: Santa Catarina recebe insumos para aumentar capacidade de testagem

Foto: Robson Valverde / SES / Divulgação

Reforço recebido equivale a 25 mil novos testes

Estadual

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) recebeu nesta terça-feira, 14, um lote com insumos que irão contribuir para a redução do tempo de espera por resultados.  A unidade recebeu 100 kits de extração viral, o que equivale a 25 mil testes, que foram adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde. Nesta semana, o Lacen recebeu também 200 kits de detecção do Ministério da Saúde (CGLAB), totalizando 19,2 mil testes.

Até semana passada, a maior fonte dos kits de extração de RNA era proveniente do Ministério da Saúde e tinha capacidade limitada de atendimento. A compra realizada pela SES marca uma nova fase para a agilidade dos exames. “Com isso, Santa Catarina aumentará suas condições de testagem e isso terá impacto imediato nos exames que aguardam processamento”, resume a Superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt.

Mais equipamentos para processamento de testes

Recentemente, a SES adquiriu para o Lacen mais um equipamento para a fase de detecção do vírus, somando-se aos seis já em utilização pelo laboratório, sendo que três foram emprestados por organizações parceiras. Em breve, o Laboratório Central receberá ainda um equipamento da Fiocruz para ampliar a capacidade de realização da fase de extração do RNA viral das amostras dos pacientes, que hoje é realizada parte de forma automatizada e parte de forma manual.

“Nós conseguimos fazer 43 testes a cada duas horas e meia com nosso equipamento atual. Com o reforço, passaremos a fazer 100. Isso refletirá em nossa capacidade de atender o máximo de demanda que conseguirmos e diminuirá o tempo de espera pelo resultado”, resume Raquel.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.