Geral

Siga-nos nas redes sociais

23/03/2020 11:00

CORONAVÍRUS

Consumo de água deve ser consciente durante quarentena em São Bento

MATHEUS MÜLLER / JORNAL A GAZETA

Orientação é pelo foco de uso da água na higiene pessoal

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

Com comércios e serviços não essenciais fechados e um grande número de pessoas em quarentena nas suas casas, um dos efeitos já sentidos é o aumento considerável do consumo de água nas residências são-bentenses. Os últimos dias também tem sido de forte calor, o que contribui para este aumento.

O diretor técnico do Samae, Luis Sérgio Ferreira, explica que este volume maior de consumo pela população já foi identificado pela autarquia. “Aumentou muito, está um consumo característico de sábado com sol forte”, explica, detalhando que esta busca pela água acima da média inicia já pela manhã, por volta das 9 horas, se estendendo até às 23 horas.

Luis explica que o Samae conta com uma capacidade máxima para tratar 266 litros por segundo, e por alguns momentos nos últimos dias estava sendo consumido 280 litros por segundo, 14 litros acima da capacidade. “Um número muito alto para um dia de semana”, expõe. Quem sofre com isso são as regiões mais altas da cidade, onde pode ocorrer falta de água por algumas horas, principalmente nos bairros Cruzeiro e Centenário.

Consumo consciente
Para reduzir estes números, o pedido é para que as pessoas tenham um consumo consciente, sem desperdício de água. Deste modo, atividades como lavar carro, calçada, telhado, encher piscina, não são recomendados. “Não tem necessidade de realizar essas atividades nos próximos dias”, cita, lembrando que neste período deve-se ter um zelo maior com higiene pessoal. “Vamos focar em higiene pessoal, que é um consumo necessário”, reforça.

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.