Geral

23/05/2020 08:16

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Consultas e cirurgias eletivas serão retomadas na segunda-feira em SC

DIVULGAÇÃO

Procedimentos eletivos via SUS estavam suspensos

Layra Olsen - layra@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

O governo estadual anunciou a retomada das cirurgias e consultas eletivas – que não são consideradas de emergência, a partir da próxima segunda-feira (25). Os procedimentos estavam suspensos desde o anúncio das primeiras medidas de distanciamento social determinadas para conter o avanço do novo coronavírus. O secretário de Saúde de São Bento do Sul, Manuel Del Olmo, comemorou a decisão e garante que os agendamentos já estão em andamento. 

Del Olmo conta que até a suspensão, as filas estavam zeradas para praticamente todas as especialidades. “As tomografias estavam saindo na mesma semana e as ressonâncias no mês. Foi uma conquista fantástica, aí veio a Covid-19 e embaralhou tudo”, lamenta. Otimista, ele acredita que o município conseguirá agilizar o que ficou represado, principalmente os procedimentos básicos, como de hérnia. “Tinha filas de pacientes que estavam anos aguardando. Agora são só dois meses. Veja a diferença”, comenta.

A equipe do Hospital e Maternidade Sagrada Família está analisando os regramentos necessários, exigidos em portaria do governo do Estado. Segundo o superintendente, Renato Figueiredo, é possível criar um plano operacional que assegure a realização de cirurgias eletivas, em consonância com o atendimento aos pacientes em suspeição e positivos de Covid-19.

Rio Negrinho
A secretária de Saúde de Rio Negrinho, Maria de Fátima Mendes Afonso, também está satisfeita com a determinação. “Buscamos isso em todas as nossas reuniões de secretariado e colegiado. Não é só o coronavírus que preocupa, as pessoas têm diversas necessidades. Agora, cabe a nós termos bom senso e responsabilidade”, afirma. O poder público entrou em contato com a Fundação Hospitalar para alinhar os procedimentos.

Confira mais detalhes no jornal impresso desse sábado e domingo (23 e 24).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.