Geral

27/06/2020 08:54

RELATO

Cômico, mas valeu: bastidores da entrega dos três respiradores ao Sagrada Família

ELVIS LOZEIKO / JORNAL A GAZETA

Equipamentos foram entregues nesta sexta-feira (26)

Da redação - editoria@gazetasbs.com.br

São Bento do Sul

São Bento do Sul recebeu sexta-feira (27) três respiradores artificiais repassados pelo governo estadual. Os equipamentos foram entregues e serão incorporados ao patrimônio do Hospital e Maternidade Sagrada Família, ou seja, mesmo após o fim da pandemia, os respiradores vão permanecer à disposição dos pacientes. Outro ponto que merece o registro é que estes equipamentos foram fabricados aqui ao lado, na vizinha Jaraguá do Sul, na WEG.

Mas, a entrega foi marcada por alguns fatos curiosos e engraçados. Primeiro de tudo, ninguém no hospital ficou sabendo da entrega. Tudo começou com um telefonema recebido por A Gazeta, com a informação da chegada dos equipamentos. A reportagem então entrou em contato com a direção do Sagrada Família e com sua assessoria de imprensa. Ninguém estava sabendo de nada.

Então, o contato foi com a coordenação da Defesa Civil regional, quando foi explicado sobre a entrega e que o caminhão com as caixas já estava a caminho de São Bento do Sul. Resultado, equipe do hospital ficou a postos, também foi entrado em contato rapidamente com a Prefeitura e lá foi o prefeito Magno Bollmann para prestigiar. Tudo meio que “à toque de caixa”.

Por volta das 11 horas, veículos da Defesa Civil e de viaturas da Polícia Militar, inclusive com cão farejador, estacionaram nos arredores do hospital, e superintendente Renato Figueiredo, prefeito Magno Bollmann (PP) e representantes da imprensa ficaram no aguardo do caminhão que estava transportando os três equipamentos, ao custo de R$ 60 mil cada (daí a escolta policial).

Com o trânsito já parado por agentes do Departamento de Trânsito Urbano (Detru) para a operação, coincidentemente um caminhão adentrou o estacionamento do hospital, atraindo olhares e flashes. Mas para a surpresa de todos, tratava-se de outro veículo, que chegou para entregar verduras para a alimentação hospitalar. Após boas risadas e a liberação do pátio do estacionamento, o caminhão com os respiradores chegou e a cerimônia foi, finalmente, realizada.

Instalação
Obviamente, de quem estava no local não faltaram risadas. Passado o momento engraçado, então finalmente foram descarregados os equipamentos. Agora é aguardar que nos próximos dias técnicos estarão na cidade para fazer a instalação dos respiradores que poderão salvar muitas vidas tanto de Covid-19 como de outras doenças.

A informação foi publicada na coluna Panorama Político deste sábado e domingo (27 e 28).

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.