Geral

27/06/2019 10:20

FIQUE ATENTO

Coleta de lixo reciclável é ampliada em São Bento do Sul

Matheus Müller/ Jornal A Gazeta

Tanto o Centro como outros bairros foram contemplados com a reformulação

Matheus Müller - matheus@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Os comércios localizados na zona central de São Bento do Sul ganharam mais motivos para descartar seu material reciclável de maneira correta. Desde o início deste mês, a coleta seletiva, que antes passava apenas uma vez por semana no Centro, agora passa duas vezes ao dia, de segunda a sábado.

O vereador Marco Redlich (PP) explica que esta mudança começou com uma indicação na Câmara de Vereadores realizada em maio, solicitando que o Samae realizasse um estudo junto ao setor de resíduos sólidos para mudar a forma da coleta de recicláveis.

Ele destaca que o estudo foi motivado pelo acúmulo de material reciclável nas ruas principais do Centro. Antes da mudança, cada bairro tinha uma passagem por semana do reciclável, incluindo o Centro, onde ocorria na segunda-feira. No entanto, devido ao grande fluxo de movimento no Centro, estes comércios geravam mais resíduos recicláveis do que poderiam manter armazenados, e com isso acabavam descartando esse lixo no caminhão normal, que passa diariamente, indo assim para o aterro sanitário.

Com isso, foi definido pela ampliação de passagem da coleta reciclável nas ruas centrais. Após estudos, a mudança já foi implantada e está em vigor, passando nas principais ruas do Centro. O caminhão de coleta seletiva passa duas vezes ao dia, de segunda a sábado, a partir das 7h30 e das 13h30. “Se antes passava uma vez por semana, agora passa 12 vezes”, destaca Marco.

Nova equipe
Para possibilitar a passagem da coleta por duas vezes ao dia nas principais ruas do Centro, a Transresíduos - empresa responsável pelo trabalho - precisou contratar mais uma equipe de coleta, cujos custos foram absorvidos pelo Samae. Para aproveitá-la ao máximo, além das passagens no Centro, eles ficaram responsáveis por uma segunda passagem em alguns bairros.

Com isso, pontos como Mato Preto, Oxford, Progresso, Rio Negro, entre outros, passaram a ter duas coletas de lixo reciclável por semana. Marco explica que os bairros foram escolhidos levando em conta a logística da empresa, além dos locais que mais reciclam no município e que teriam volume para duas coletas semanais. “Na prática, tivemos uma grande ampliação na coleta seletiva”, lembra o vereador.

Ruas com coleta diária no Centro
Avenida Dom Pedro II, Wenzel Kahlhofer, Manoel Tavares, Wolfgang Amon, Paulo Zschoerper, Jorge Lacerda, Capitão Ernesto Nunes (Até a Rua Tomás Vidal Teixeira), Avenida Argolo (Até a Av. Dom Pedro II), Marechal Deodoro, Barão do Rio Branco, Felipe Schimidt, Henrique Schwarz, Visconde de Taunay, Travessa Jose Zipperer, Rua das Neves (até a Rua 25 de Julho), Alfredo Klimmek, Padre Henrique Muller, Rodolfo Klauman, Paulo Muller, Vingando Koch e Augusto Klimmek.

Cronograma de coleta seletiva
Segunda-feira - Centro, Brasília, Progresso, Rio Vermelho Estação e Rio Vermelho Povoado
Terça-feira - Alpino, Boehmerwald, Cruzeiro, Lençol, Oxford e Rio Negro
Quarta-feira - Bela Aliança, Centenário, Dona Francisca, Mato Preto e Progresso
Quinta-feira - 25 de Julho, Colonial, Oxford, Rio Negro e Schramm
Sexta-feira - Serra Alta e Mato Preto
Sábado - Schramm

Confira a matéria completa no jornal impresso desta quinta-feira (27).

Comentários

Não há comentários sobre esta matéria. Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022