Geral

11/10/2018 15:12

QUANTIDADE

Chove 55% do total registrado em outubro do ano passado em São Bento

Elvis Lozeiko / Jornal A Gazeta

Avenida São Bento ficou tomada pela lama

Elvis Lozeiko - elvis@gazetasbs.com.br
São Bento do Sul

Para se ter uma ideia da quantidade de chuva que caiu em São Bento do Sul de terça para quarta-feira (10), foram 63 milímetros (mm). Significa que em 24 horas choveu 55,06% do total de chuva registrada na cidade em outubro do ano passado, com 114,4 mm.

A estação meteorológica do Samae de São Bento do Sul está há um bom tempo sem registrar os índices pluviométricos. Porém, o Ciram/Epagri – órgão do governo estadual – registrou a quantidade de chuva no município. Em Campo Alegre, foram 35 mm. Em Rio Negrinho, apenas 4 mm no mesmo período.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), o índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Neste caso ocorrido em São Bento do Sul, significa que, se houvesse uma caixa aberta, com um metro quadrado de base, o nível de água teria atingido 63 mm (ou 6,3 centímetros) de altura.

Mais informações sobre a quantidade de chuva no jornal impresso desta quinta-feira (11).

Comentários

Há a ausência de registros pela E.M. do Samae desde há um tempo de dados pluviométricos. ( http://www.gazetasbs.com.br/site/noticias/chove-55-do-total-registrado-em-outubro-do-ano-passado-em-sao-bento-5292) Os eventos recentes podem sugerir que tais registros sejam efetuados pelo Departamento de Defesa Civil de São Bento do Sul. O exemplo abaixo- com as ressalvas quanto as características dos municípios- é um indicador da eficácia de tal medida : PARCERIAS E VOLUNTARIADOS A Defesa Civil de São Carlos tem realizado parcerias que apresentam resultados importantes para o município, das quais se destacam as seguintes: Pluviômetro: Através do aparelho a Defesa Civil realiza a medição e registro da quantidade de chuva diária, acumulada e mensal em planilhas na qual podem ser armazenados dados que podem servir para análises e estudos; Umidade Relativa e Temperatura: A Defesa Civil realiza a medição através do aparelho Termo-Higrômetro que monitora e informa, diariamente, a umidade relativa do ar, bem como a temperatura.
Paulo A Accorsi de Godoy 15/10/2018 10:46
 
Deixe seu comentário

+ sobre Geral

Leia mais...

Todos os direitos reservados para A Gazeta. Reprodução sem autorização é proibida.

A Gazeta - Rua Mal. Floriano, 22 - Centro - São Bento do Sul/SC - Telefone (47) 3203-0022